APENAS 3% DOS BRASILEIROS SÃO FLUENTES EM INGLÊS

APENAS 3% DOS BRASILEIROS SÃO FLUENTES EM INGLÊS

Pode parecer mentira o título que você acabou de ler. Mas não… Apenas uma pequeníssima parcela de brasileiros é fluente no inglês. O idioma que domina o mundo dos negócios e é a língua mais falada no planeta, ainda é uma problemática entre nós brasileiros. Sabe-se que o inglês fluente é a menina dos olhos dos recrutadores de empresas e que profissionais com essa aptidão ganham até 61% mais do que as pessoas que não falam.

Muitos profissionais mesmo após anos de desenvolvimento de carreira, quando esbarram na “não fluência” tendem a estagnar no mercado de trabalho, pois muitas oportunidades de ascensão exigem o domínio da língua para a participação de feiras, congressos e outras relações internacionais. Mesmo com esse quadro preocupante, temos a possibilidade de correr atrás do prejuízo… Hoje existem inúmeras formas de conciliar os estudos a rotinas mais dinâmicas e o intercâmbio se tornou algo tão acessível que depende mais de organização financeira e força de vontade do que propriamente de dinheiro; hoje o mercado de intercâmbios culturais trabalha com uma série de facilidades de pagamento e programas de menor duração, fazendo com que o número de estudantes que saem do país para aprender uma nova língua continue crescendo.

Um dos pontos principais para se aprender um novo idioma na vida adulta ou na maturidade, é perder o medo de falar em público. Se submeter a situações onde a única forma de comunicação é com o inglês é a principal forma de desenvolver a proficiência. Durante as experiências imersivas o aluno é obrigado a trabalhar os próprios bloqueios e assimilar a língua. Além disso, coisas rotineiras como ver filmes legendados e ouvir músicas estrangeiras também facilitam o processamento do idioma no cérebro. Use todas as possibilidades a seu favor. Existem no mercado atualmente, sites, aplicativos, vídeo-aulas e escolas com horários flexíveis para que os alunos possam ter o primeiro contato com a língua e comece a treinar o vocabulário e empresas como a ETC prontas para viabilizar a sua experiência!