As diferentes cores dos passaportes e seus significados | ETC Intercâmbio

As diferentes cores dos passaportes e seus significados

Saudações ETCfollowers!
O tema do nosso blog de hoje é algo que apesar de ser uma informação básica, ainda é desconhecida por muita gente. Em algum momento você deve ter se perguntado “Qual o significado das cores de cada passaporte”? Se você também já quis saber a resposta para essa pergunta, esse texto é para você!
Primeiramente quem define as cores dos passaportes é a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a partir dela as nações usam entre azul, verde, preto e vermelho.

VERMELHO

A cor é utilizada pelos países que compõem a União Europeia, tirando a Croácia. Antigamente o vermelho era usado para designar os países que viviam sob a égide de Governos Comunistas. A Comunidade Andina que é composta pela Bolívia, Colômbia, Equador e Peru também utilizam o vermelho em seus passaportes; esses países já foram no passado territórios de interesse da União Europeia. E no caso da Suíça a cor é utilizada para combinar com a bandeira do país.

AZUL

Já o passaporte Azul é por 15 países do Caribe e alguns membros do Mercosul. Os EUA adotaram a cor em 1976 para combinar com a bandeira do país.

VERDE

Comumente usado em países em que o Islamismo predomina, o verde por fazer referência aos vários versículos em que a cor é citada no Alcorão. O verde também é utilizado por membros da Comunidade Econômica da África Ocidental.

PRETO

Esse é encontrado em menor número, utilizado pela Zâmbia, Botswana e Nova Zelândia.

Curtiu? Se quiser saber as cores específicas de cada país, no site Passport Index você consegue as informações completas, para ver CLIQUE AQUI.