Conheça o Carnaval pelo mundo! | ETC Intercâmbio

Conheça o Carnaval pelo mundo!

Tá achando que só nós, brasileiros, gostamos de cair na folia? Ok, podemos ter o maior carnaval de rua do mundo… Além disso, temos alegria e espírito festivo conhecidos universalmente. Mas o que poucos sabem, é que existe Carnaval em vários outros países pelo mundo. Dos Estados Unidos, passando pelo Canadá, Inglaterra e até em Malta tem Carnaval. Imagina que bacana programar um intercâmbio para um desses países, ter todos os benefícios e aprendizados que esta experiência pode proporcionar e, de quebra, curtir um International Carnival?! Demais não é?

Então veja que interessante o que separamos pra você neste post: as comemorações de Carnaval mais famosas mundo afora!

New Orleans, Louisiana, Estados Unidos

Imagem de origem Wikipedia

O Mardi Gras, em Louisiana no estado de Nova Orleans é um dos carnavais mais famosos dos EUA. Os desfiles são o grande destaque. A cidade prosperou com a produção de algodão e cana-de-açúcar no século XIX, por isso, muitos fazendeiros ricos andavam em carros alegóricos no Carnaval jogando dinheiro e joias para os pobres da cidade. Atualmente, centenas de pessoas desfilam em vários carros alegóricos e a tripulação joga joias de brinquedo para os espectadores. Há um rei e uma rainha em cada carro com cerca de 50 pessoas. E as pessoas vão acumulando as joias de brinquedo, à medida que os dias de Carnaval vão passando. A celebração dura duas semanas, contando com desfiles, bailes mascarados e comida típica. Cerca de quatro milhões de pessoas visitam Nova Orleans durante o Carnaval todos os anos. Com isso, essa se tornou uma das maiores festas do mundo, com foliões que celebram a primavera e o início da temporada de Quaresma.

Sydney, Austrália

Via Wikipedia

Na Austrália, a Oxford Street em Sidney, realiza em Fevereiro o Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras, o Carnaval direcionado ao público LGBT que acontece anualmente e recebe milhares de pessoas. O evento é uma das festas mais populares da Austrália, aberto a todos que desejam celebrar. Pessoas de todo o mundo, especialmente asiáticos e europeus, vão ao evento para ver os desfiles de traje e apresentações de música.

Notting Hill – Londres, Reino Unido

Foto Flickr: angelganev

O Carnaval de Notting Hill é realizado no centro de Londres, no bairro de Kensington e Chelsea, em agosto de cada ano. São 2 dias de festa. no domingo e no tradicional feriado bancário na segunda-feira. Este evento é o segundo maior festival de Rua da Europa, com mais de 2 quilômetros de animadores fantasiados, comidas típicas e várias bandas e artistas. O ar sério dos londrinos e o tempo quase sempre nublado da cidade,  saem de cena para este que O Carnaval de Notting Hill é um dos grandes eventos da Inglaterra que atrai mais de um milhão de pessoas durante esses 2 dias de festa.

Québec, Canadá

Foto via Wikipedia

O Carnaval de Inverno de Quebec, no Canadá é a maior celebração do inverno no mundo e o 3º maior depois do Rio de Janeiro e Nova Orleans. Quebec Winter Carnival é uma grande festa de comidas típica, diversão e entretenimento em pleno inverno. Para esquentar e celebrar o seu Carnaval gelado, há vários desfiles, música, bailes de máscaras, shows ao ar livre. As comemorações contam com um parque de diversões de inverno, esqui, esculturas de gelo e rafting na neve. Além disso, todos os anos, é construído um castelo de gelo de cinco andares. Moradores e turistas se agrupam nas ruas cobertas de neve da cidade para ver os desfiles de carros alegóricos, bandas e muitos palhaços.

Valetta, Malta

Foto by Ronny Siegel on Flickr

Em Malta, a capital Valetta também tem sua festa de Carnaval. No domingo, figuras grotescas desfilam em cima de carros alegóricos. Festas de todos os tipos e competições de fantasias e máscaras seguem de Fevereiro até o final de março. As comemorações de Carnaval incluem tradicionais brincadeiras e competições de dança, desfiles de carros alegóricos, barracas de comidas típicas, mas o destaque fica para as festas que acontecem a noite, uma grande festa à fantasia ao ar livre, conhecido como ”Spontaneous Carnival”, pois não tem regras, e cada um usa a fantasia que quiser, basta soltar a imaginação. As comemorações acontecem por toda a ilha, mas os destaques ficam por conta das festas que acontecem na capital Valetta e em Nadur, em Gozo.

Veneza, Itália

Carnaval em Veneza – foto via Wikipedia

Veneza, na Itália celebra o Carnevale di Venezia, um espetáculo de máscaras, conhecido como a melhor festa a fantasia barroca do mundo.

As ruas durante o Carnaval de Veneza estão cheias de pessoas com máscaras e trajes, um dos eventos mais importantes é o concurso para a melhor máscara, que acontece no último fim de semana do Carnaval. Nos dias de Carnaval, multidões se reúnem na Piazza San Marco, os mascarados caminham ao redor da cidade. Não há um desfile para este Carnaval. Você pode comprar suas máscaras preferidas em uma loja de souvenirs e pode juntar-se a festa.

Espanha, Eslovênia, Croácia e Índia:

Na Espanha o Carnaval é comemorado em todo o país, mas Cádiz e as Ilhas Canárias são os mais populares. Uma característica única das comemorações do Carnaval em Gran Canaria é que as festividades são realizadas na praia.

Na Eslovênia, o costume carnavalesco é o festival de máscara mais famoso do país com recompensas para as mais criativas e bonitas. O Carnaval começa com o Ano Novo, mas os eventos oficiais são organizados por dois fins de semana antes de terça de carnaval.

Na Croácia a festa é focada em assustar maus espíritos. A Índia celebra três dias sem parar, num festival de cores e música.

Carnaval Binche, Bélgica

O festival anual de pré-quaresma é realizado desde o século 16. Considerado um dos mais tradicionais e antigos carnavais europeus e foi tombado pela UNESCO Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Moscou, Rússia

aslenitsa na Rússia é uma festa pagã que celebra o fim do inverno e o início da primavera, dando início a contagem de sete semanas até a Páscoa da Igreja Ortodoxa.  É celebrada em toda a Rússia, mas foi realmente revivida nos últimos anos em Moscou. Artistas fazem performances próximas à Catedral de São Basílio, em São Petersburgo. A festa incorpora algumas tradições que remontam a tempos pagãos. O elemento essencial da celebração são bliny, as panquecas russas que simbolizam a memória dos ancestrais

A festa também inclui máscaras, lutas de neve e trenós. A mascote da festa é um boneco de palha vestido de Lady Maslenitsa. Como o auge da celebração, na noite de domingo, Lady Maslenitsa é queimada em uma fogueira e também é o Dia Perdão, em que as pessoas pedem perdão à família e amigos por erros cometidos no ano passado. A tradição da Maslenitsa mantém um desfile de mascarados junto com um espantalho de palha, um símbolo do inverno que se vai. O boneco costuma levar nas mãos uma panela para assar panquecas, numa referência aos blinys.

Basileia, Suíça           

O Carnaval da Basileia, na Suíça tem uma história de mais de 150 anos, é o maior Carnaval da Suíça e acontece anualmente entre fevereiro e março. O Morgestraich marca o início do Carnaval, todas as luzes da cidade velha de Basileia são desligadas e a única luz que permanece são das lanternas (e também dos celulares – hoje em dia), quando o desfile começa. No desfile com carros alegóricos, foliões jogam doces e lembranças para a multidão. A festa começa com a procissão, na manhã de segunda-feira às 04:00 e termina às 04:00 de quinta-feira. Mais de 200 lanternas iluminadas são pintadas com ilustrações e desfilam pelas ruas, acompanhado por percussionistas. Segundo alguns historiadores locais, o arremesso de confete é uma tradição típica de Basileia, que mais tarde se espalhou para o resto do mundo. Turistas de todas as partes do mundo, e especialmente da Alemanha e da Áustralia, vão até a Basileia para celebrar o Carnaval.

Colônia e Bonn, Alemanha

Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes. Uma das mais tradicionais é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.

Além dessa, há também o Weiberfastnacht, conhecido como o famoso Carnaval das Mulheres, que marca o início das festas de rua em Colônia. A “quinta estação do ano”, como é chamado o Carnaval na Alemanha, começa em 11/11 às 11h11min. Tem a duração de dois a três meses, mas o clímax da folia começa dias antes do início da Quaresma. O festival de rua, também é chamado de “os dias loucos”, e acontece entre quinta-feira e termina na quarta-feira de cinzas. Lá, o destaque do é a segunda-feira das Rosas. Palhaços e pessoas mascaradas são os personagens principais do desfile que atrai mais de um milhão de espectadores. As pessoas na da rua gritam “Kölle Alaaf” (“Colônia acima de tudo”) para cumprimentar uns aos outros, e pegam os doces e flores jogados dos carros alegóricos durante o desfile.

E aí, gostou de saber um pouco mais desse assunto? Que tal experimentar na pratica alguma dessas festas? Com qual você mais se identificou? Ou qual foi aquela que você já incluiu na lista de desejos para, em breve conhecer, quando fizer seu intercâmbio?!

Seja. Conecte-se. Viaje. Descubra seu mundo com a ETC Intercâmbio!