COMO ECONOMIZAR DURANTE O INTERCÂMBIO

Muito mais do que arrumar as malas e partir para um destino até então desconhecido, um intercâmbio é um investimento que requer energia, força de vontade e dinheiro… Já postamos aqui no blog dicas de como juntar a grana do intercâmbio (que você confere clicando aqui), agora temos o segundo passo, que é “como economizar durante o intercâmbio” afinal, o planejamento financeiro precisa ser composto pelo antes, durante e depois.

Por esse motivo, listaremos algumas dicas básicas de como economizar no durante a viagem. Prontos?

#1 A CALCULADORA É SUA AMIGA

Faça um calculo médio dos gastos diários com alimentação, lazer, itens de higiene e reserve uma graninha para possíveis emergências.

#2 PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE NOVAMENTE

Conhecer bem o destino é um dos pontos principais para se economizar. Fique atento aos cupons de desconto, vantagens para estudantes e peça dicas aos moradores locais. Quem mora na cidade sempre conhece aquele lugarzinho para compras a preços camaradas.

#3 PLANEJE SUAS REFEIÇOES

Comer fora todos os dias pode afetar drasticamente seu orçamento. Prefira fazer sua própria comida e organize bem as saídas a restaurantes, bares e etc. Além disso, comer todos os dias em fast-foods pode ser um investimento financeiramente baixo a primeira vista, porém muito caro a sua saúde.

#4 USE TRANSPORTE PÚBLICO

Familiarize-se ao transporte público local, reserve os passeios de taxi a situações emergenciais. Além disso, dependendo do local, você pode aproveitar para se locomover de bicicleta! É mais econômico e você ainda desfruta das paisagens locais.

#5 PLANILHA OU BLOQUINHO DE CÁLCULOS

Tenha seu controle financeiro na palma da mão. Mantenha um bloquinho de anotações ou planilha para controlar tudo que vem sendo gasto durante o intercâmbio. Mas lembre-se, esse controle só funcionará se você for rigoroso.

#6 MARMITINHAS SÃO ÚTEIS

Quando for passear ou ir as aulas, leve sempre na bolsa uma garrafinha com água, snacks ou frutas para matar a fome. Acredite, essa dica vai te ajudar a economizar uma boa grana.

#7 0800 – PROCURE AS ATRAÇÕES GRATUITAS

Muitos destinos possuem ótimas atrações gratuitas. Parques, museus, shows, festivais e outros programas culturais que além de divertidos, não vão te custar nenhuma estaleca.

 

Essas são apenas algumas das dicas que mais afetam o bolso, considere sempre fazer amizades locais, os moradores sempre têm ótimas dicas para minimizar seu custo diário e você ainda coloca o idioma em prática. Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos.