Dia da Mulher também é dia de luta! | ETC Intercâmbio

Dia da Mulher também é dia de luta!

Chegamos a mais um dia 8 de Março… Muita gente acredita que a data foi criada apenas para homenagear as mulheres; mas diferentemente de muitas das datas criadas pelo comércio para vender produtos e serviços, o Dia da Mulher tem suas raízes firmadas na luta pelos direitos femininos.

A Origem da data se deu por alguns fatos que marcaram a história, um deles foi o terrível incêndio na fábrica “Cotton” em Nova York, em 1857, onde 129 mulheres foram mortas. Tudo isso aconteceu porque as trabalhadoras declararam greve e ocuparam a empresa. Mas durante o protesto o dono da fábrica fechou todas as saídas e ateou fogo no local, acarretando a morte das mulheres que lá estavam. Alguns anos depois – mais especificamente em 1909 – mais de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova York reivindicando a diminuição da jornada diária de trabalho, que em algumas empresas chegavam a 16h p/dia numa ininterrupta jornada de segunda a sábado (e muitas vezes aos domingos). E o movimento só cresceu… Enquanto isso, tomava forma na Europa a massa de mulheres que trabalhavam em fábricas e reivindicavam por melhores condições e aumento dos direitos trabalhistas. Mas foi somente em 1975 que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional da Mulher.

Desde os primórdios das civilizações, nós mulheres somos colocadas em posições de inferioridade e privação de direitos pelo simples fato de sermos mulheres. Você sabia que em 2015 foi registrado 1 estupro a cada 11 minutos no Brasil e estima-se que apenas 10% dos crimes sejam notificados? E que 70% das vítimas são crianças e adolescentes, sendo que a maioria desses crimes são cometidos por homens da família ou próximos? E pode piorar… Em média 10 estupros coletivos são notificados por dia no Sistema de Saúde (Dados do Ministério da Saúde de 2016, obtidos pela Folha de S. Paulo).

Poderíamos ficar aqui durante horas listando os inúmeros dados e casos que só corroboram o quanto nós mulheres sofremos diariamente. Em pleno século XXI, ainda temos que avisar que abuso sexual é crime, precisamos provar que somos tão capazes quanto qualquer homem de exercer qualquer atividade e gritamos que PODEMOS OCUPAR QUALQUER ESPAÇO pois esse também é nosso direito! Seguimos aqui em mais um Dia Internacional da Mulher te lembrando que o significado dessa data vai além de qualquer promoção comercial, pois estamos juntas nessa na luta contra o machismo, feminicídio e qualquer outra forma de abuso. Rosas são bem vindas, mas o que nós merecemos é respeito, aqui e em qualquer outro lugar do mundo.

Aproveito para parabenizar as mulheres da ETC, que conseguem realizar as suas funções junto com muitas outras (mãe, esposas/namoradas, amigas, filhas…).

E um abraço especial às intercambistas ETC, que nos escolheram na tomada de uma decisão tão importante e corajosa.

Escrito por uma Mulher. Mãe. Namorada. Intercambista. Cidadã do Mundo!