ESTUDAR E TRABALHAR PROFISSIONALMENTE NOS EUA É POSSÍVEL? | ETC Intercâmbio

ESTUDAR E TRABALHAR PROFISSIONALMENTE NOS EUA É POSSÍVEL?

Já pensou na possibilidade de estudar e trabalhar no maior polo de inovação do mundo? O Vale do Silício é hoje lar das empresas mais disruptivas do mercado internacional e também é referência em formação de profissionais altamente qualificados. Mesmo sendo localizado na Baía de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, não há uma definição exata sobre sua extensão, abrangendo as cidades de Berkeley, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Palo Alto, Redwood City, San Francisco, San Jose, Santa Clara, Saratoga, Sunnyvale, Stanford e Union City. O nome da região é uma homenagem ao principal elemento de composição de equipamentos eletrônicos, o Silício.

Podemos destacar as principais empresas que possuem sede no vale a Apple, Facebook, Google, NVidia, Electronic Arts, Symantec, AMD, Ebay, Yahoo!, Intel, SAP, HP, Microsoft, Adobe, Oracle, entre outras.

A HISTÓRIA DO VALE

Engana-se quem acredita que o Vale do Silício nasceu após a Apple de Steve Jobs… Tudo começou muito antes, mais precisamente na década de 1840, quando foi descoberto o ouro em São Francisco, atraindo mais de 300 mil pessoas para a Califórnia. O episódio ficou conhecido como “A corrida do Ouro” e seus efeitos culminaram na prosperidade da região, com a construção de estradas, igrejas, escolas e outras cidades ao seu redor.

Na época, com toda a movimentação da região, ir para lá foi se tornando cada vez mais difícil; mas quem chegava também não tinha para onde ir e muito menos para onde voltar, fazendo com que essas pessoas se arriscassem , empreendendo em busca de novas formas de constituir renda – que não com o ouro.  Com isso, a cidade de São Francisco e outras ao redor nasceram ligadas ao espirito empreendedor e ao universo de investimentos. Com o tempo, as demandas educacionais foram aumentando e em meio a tudo que se desenvolvia na Califórnia, nasceu a Universidade de Berkeley em 1868 e posteriormente a de Stanford em 1885.

Outro fator propulsor ao desenvolvimento do Vale do Silício foi a derrocada da Guerra Fria. Quando a Rússia lançou o Sputinik, os EUA ficaram para trás e como forma de revanche, criaram a NASA, mandando o primeiro homem para a Lua.  A empresa que atendeu a demanda da NASA para o episódio foi a Fairchild Semiconductor, localizada na Baía de São Francisco essa parceria serviu como motivador para influenciar ainda mais a região com uma mentalidade de inovação e ideias de alto risco.

MOTIVOS PELOS QUAIS ESTUDAR NO VALE DO SILÍCIO PODE MUDAR O RUMO DA SUA CARREIRA

A ETC oferece o programa Work and Study In California, Silicon Valley – UCSC que nada mais é do que um braço da mundialmente renomada Universidade da Califórnia. Como a UCSC é localizada no coração do Vale do Silício, o intercambista será vizinho de algumas das empresas mais renomadas do mundo, tais como: Apple, eBay, Intel e Cisco.

Com mais de 18 cursos de Pós Graduação nas áreas de Contabilidade, Administração e Gestão, Biociência, Engenharia, Tecnologia da Informação e Educação, a UCSC oferece excelente infraestrutura, alta qualificação do corpo docente e certificados projetados para oferecer competências específicas em uma determinada área de especialização. Além disso, o intercambista conta com todo suporte para conseguir estágio não remunerado e trabalhos remunerados no Vale do Silício através do OPT (Optional Practical Training). Em média os salários ficam na faixa dos 75.000 USD anuais, mas, é importante frisar que os alunos que não obtiverem boas notas durante o programa, nem realizarem o estágio não remunerado, não contarão com a garantia do OPT.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA

Para participar do programa, é mais fácil do que muitos imaginam. O primeiro passo é a “Application”, onde o aluno preenche completamente a ficha de inscrição. Depois, é necessário estar com o Diploma Universitário em mãos, pagar as taxas de matrícula e envio i-20 (aproximadamente 170 USD no se somadas), tirar uma cópia do passaporte e por fim, proficiência ter em mão os certificados de inglês – IBT TOEFL 80 ou IELTS 6.5.

QUAL A FAIXA DE INVESTIMENTO?

O investimento é acessível (levando-se em conta todos os benefícios trazidos pela experiência).  O programa do começo ao fim, tem um valor que gira em torno de 12-15.000 USD.

H1-B VISA

Um dos vistos mais desejados por estrangeiros… O H1-B é destinado a profissionais qualificados com formação universitária e experiência equivalente a de um bacharel. Do programa, aproximadamente 23% dos alunos que fazem o OPT conseguem aplicar o visto profissionalizante H1-B.

Se você quiser conhecer mais sobre a UCSC clique aqui e confira o vídeo institucional da Universidade ou clique aqui para o promocional do programa. E para tirar dúvidas ou saber mais detalhadamente sobre essa experiência incrível fale com a ETC mais próxima de você <3