O BRASIL QUE QUEREMOS: SE COMPARADO A OUTROS PAÍSES | ETC Intercâmbio

O BRASIL QUE QUEREMOS: SE COMPARADO A OUTROS PAÍSES

Novo presidente eleito, satisfação para uns, resistência para outros e a esperança de um Brasil melhor para todos. Como nos posicionamos no texto anterior (que você pode ler CLICANDO AQUI), o futuro do país depende mais de nós, enquanto indivíduos social/economicamente ativos, do que propriamente de um Governo. Então, resolvemos colocar um “Brasil que queremos” segundo ao que vemos de melhor nos destinos trabalhados pela ETC.

IRLANDA

Mesmo sendo um país minúsculo se comparado ao Brasil em extensão territorial, a Irlanda é um dos espelhos de baixa criminalidade que sonhamos para a nossa terra tupiniquim. Um dos exemplos dessa passividade da população pode ser observada na própria polícia do país, que mesmo toda sua rigorosidade, não faz uso de armas. E em casos de manifestações públicas, os agentes conversam pacientemente sem o uso de balas de borracha ou gás lacrimogênio. Além disso, nas ruas você encontra latas de lixo por todos os lugares, caixas eletrônicos fora dos bancos, onde você pode passear tranquilo, seguro e ainda sacar seu dinheirinho sem nenhuma preocupação de procurar agências de banco.

CANADÁ

Diferentemente do Brasil, o Canadá tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Lá vive-se bem de todas as formas; a população tem baixíssimos índices de analfabetismo, bem como as taxas de mortalidade infantil, sistema educacional de primeira linha e altíssima expectativa de vida. O país é um dos destinos mais procurados no universo de intercâmbios e todos os alunos que embarcam para uma experiência no Canadá, voltam satisfeitos e transformados.

MALTA

Ah, Malta <3 a joia do Mediterrâneo, é um dos países mais agradáveis de se viver na Europa. Dos inúmeros pontos positivos, podemos destacar aspectos como:

  • Qualidade da saúde pública! O hospital Mater Dei por exemplo, é modelo para inúmeros países desenvolvidos.
  • A educação do país não deixa a desejar a nenhuma superpotência. Tanto no ensino regular, quanto no de idiomas, Malta abriga algumas das escolas mais renomadas a nível mundial.
  • Segurança! A nível de seguridade, você pode andar tranquilamente pelas ruas em qualquer momento do dia. Muita gente até deixa o carro aberto e a chave no contato enquanto passa rapidamente por alguns lugares.
  • Retorno dos impostos pagos. O Governo maltês investe rigorosamente em seus órgãos públicos. Educação, saúde, segurança e infraestrutura são de abrilhantar os olhos. Além disso, a carga tributária é uma das mais baixas se comparada aos demais países da Europa.
  • Belas paisagens! Berço de algumas das mais belas praias da Europa, Malta é carinhosamente apelidada de a “Joia do Mediterrâneo”. O país inclusive já foi berço de superproduções cinematográficas, tais como: Gladiador (2000), Alexandre (2004), Alexandria (2009), Capitão Phillips (2013), Guerra Mundial Z (2013) e a aclamada série Game of Thrones – inclusive a ETC tem um programa voltado para os fãs de GOT, mas nos sets da Irlanda CLIQUE AQUI e conheça.

ESTADOS UNIDOS

A terra do Tio Sam não poderia ficar de fora. Os Estados Unidos é um dos mais queridos pelos brasileiros. O país é tecnologicamente mais desenvolvido, oferece centenas de opções culturais (pagas e gratuitas), possuí excelentes escolas públicas e privadas,  os impostos são cobrados separadamente e o preço dos produtos são mais justos. Poderíamos passar horas listando as maravilhas de se morar nos EUA, mas separamos só algumas para você entender o porque do destino estar entre os “queridinhos” dos intercambistas.

Fizemos esse texto com o intuito de mostrar o que esses países tem a oferecer de melhor e o quão enriquecedor é conhecer de perto (através de um intercâmbio com a ETC – claro) a forma como as pessoas vivem em outros lugares. Nós brasileiros, vivemos num país maravilhoso, que mesmo com seus defeitos é um lugar agradável, cheio de belezas e oportunidades; mas, desejamos que você possa conhecer de perto o que enriquece e melhora os destinos listados, para enxergar (assim como nós enxergamos) que o Brasil pode se equiparar aos melhores países do mundo, se fizermos a nossa parte e conscientizarmos a nós e aos outros, que todo problema tem uma solução e que ela é mais viável do que imaginamos.