SOBRE INTERCÂMBIOS E EMPODERAMENTO FEMININO

SOBRE INTERCÂMBIOS E EMPODERAMENTO FEMININO

Nós estamos em todos os lugares (sim, quem vos escreve é uma mulher) e aos poucos estamos ocupando tudo que nos é devido. Estamos na política, no comando de grandes empresas e em áreas antes, habitadas exclusivamente por homens. Mas, muito mais do que um texto sobre estatísticas sobre a participação das mulheres no mercado de educação internacional, falaremos da importância do protagonismo feminino no universo de intercâmbios.

Viajar sozinha para uma terra então desconhecida, é muito mais do que conhecer um novo destino, quando se é mulher, isso significa enfrentar todo um estigma cultural criado em torno da figura feminina. Sempre ouvimos comentários do tipo “mulheres são mais vulneráveis que os homens” “você não tem medo de morar sozinha num lugar estranho?”… O medo é algo inerente a todos os seres humanos, independente da faixa etária ou classe social, e mesmo que numericamente sejamos mais vítimas de pessoas que agem de má fé, abdicar das possibilidades que nascem da quebra de fronteiras, é abdicar das oportunidades nascidas delas, e principalmente se isentar da luta pela conquista de espaço e respeito.

Toda mulher é empoderada, e a que não se vê como tal, é por que ainda não teve a oportunidade de mostrar a si mesma, seu próprio potencial. Estudar em outros países, vai te ensinar coisas que nenhuma escola, conselho ou livro é capaz de oferecer. Tais como:

 

TRABALHAR A AUTONOMIA

Quando se está num lugar até então desconhecido, o intercâmbio ajuda a trabalhar a capacidade de se virar sozinha nas mais diversas situações. Ensinando a ter controle sobre o próprio tempo, cuidado com o corpo, com a rotina e principalmente com a sua saúde física e mental.

 

OUVIR E CONHECER OUTRAS MULHERES

Mais inspirador do que qualquer influencer, é conhecer outras mulheres que abriram mão do conforto e linearidade do próprio lar para desbravar o mundo. O contato com figuras femininas de outros países, vai não só te ensinar a lidar com as diferenças, como também mostrará a individualidade e grandiosidade de cada uma dessas mulheres. Jovens, adultas, idosas, solteiras, casadas, viúvas, religiosas ou não, cada possibilidade de contato feminino, traz consigo uma bagagem repleta de ensinamentos, que se absorvidos, podem te encher de poder de transformação. E não há nada mais bonito do que uma mulher poderosa não é mesmo?

 

ENSINAR OUTRAS MULHERES A SE DESCOBRIR

Quando você é vista como uma mulher forte, isso não só ajuda a transformar o mundo, como transforma a realidade de outras mulheres. Inspirar pelo exemplo é muito mais potente do que inspirar por palavras. Quantas outras não estão por aí, cabisbaixas e desconfiando do próprio potencial? Seja por uma cultura machista, uma família mais conservadora ou até um relacionamento abusivo? Partilhar suas experiências pode ser uma maneira fortalecer essa corrente do empoderamento feminino que vem ganhando o mundo e liberar outras mulheres dessas amarras que nos prendem há tantos séculos.

No mais: YES, WE CAN!

 

Entre em contato com a ETC mais próxima de você, CLICANDO AQUI.