Sobre o mundo de intercâmbios, orgulho LGBTI e diversidade

Resistir, verbo transitivo direto de “opor força a força”. Oposição, verbo pronominal de apresentar argumentos contrários. Tudo isso para muita gente, coloca o diferente como inimigo, esquecendo que quando se trata de gente, todo diferente é igual.

Hoje dia 28 de Junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). E nós da ETC nos sentimos na obrigação de levantar a bandeira da diversidade, que também é a bandeira do intercâmbio. Só quem saiu do conforto do próprio lar para viver num mundo totalmente desconhecido, sabe o quanto aprender a lidar com o diferente nos torna pessoas melhores. Respeitar a individualidade do outro, é também respeitar seu passado, suas origens, suas referências e principalmente a forma do outro de enxergar e lidar com a vida.

Nesse mês de Junho, tivemos um marco na história da luta LGBTI no nosso país, onde o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a criminalização da homofobia. Muito mais que criminalizar o que já deveria ser crime, nosso país deu um salto em direção ao grupo de mais de 40 países que entendem que toda forma de amor é justa e que orgulhosamente enviamos nossos alunos (para muitos deles).

Voa Brasil! Voa sociedade e voe você também e descubra seu mundo. Descubra o quanto aprender a lidar com as diferenças, nos dá garantias de um futuro melhor.

Confira a lista de países onde a homofobia é crime!

1.     Albânia
2.     Andorra
3.     Angola
4.     Argentina
5.     Bélgica
6.     Bolívia
7.     Bósnia e Herzegovina
8.     Brasil
9.     Cabo Verde
10.  Canadá
11.  Chile
12.  Colômbia
13.  Croácia
14.  Dinamarca
15.  El Salvador
16.  Equador
17.  Eslováquia
18.  Espanha
19.  Estados Unidos
20.  Finlândia
21.  França
22.  Geórgia
23.  Grécia
24.  Honduras
25.  Hungria
26.  Lituânia
27.  Luxemburgo
28.  Malta
29.  Montenegro
30.  Nicarágua
31.  Nova Zelândia
32.  Peru
33.  Portugal
34.  Príncipe
35.  Reino Unido
36.  Romênia
37.  Samoa
38.  San Martino
39.  San Tomé
40.  Sérvia

 Ver lista completa: clique aqui