Tudo que você precisa saber sobre High School no exterior

TUDO SOBRE HIGH SCHOOL

Seja por fluência em uma nova língua, diferencial de currículo, aumento nas possibilidades de melhores colocações profissionais ou apenas para expandir os conhecimentos culturais, uma coisa é fato: o número de pais e alunos a procura de programas de High School no exterior vem aumentando consideravelmente.

O QUE É HIGH SCHOOL?

É um dos tipos de intercâmbio mais tradicionais e conhecidos pela maioria dos jovens e adolescentes, que consiste em cursar um semestre ou ano letivo no exterior sem perder o ano no Brasil. O bacana do programa é que o aluno pode participar das aulas em escolas regulares sem ter o nível avançado do idioma, e graças ao processo de total imersão ele retorna ao Brasil com excelentes níveis de domínio da língua.

QUAL A FAIXA ETÁRIA PERMITIDA?

O jovem deve ter entre 15 e 18 anos e estar cursando o Segundo Grau.

QUAL NÍVEL DE DOMÍNIO IDEAL NO IDIOMA ESCOLHIDO?

É necessário que o jovem possua conhecimentos intermediários no idioma oficial relacionado a região escolhida.

COMO FUNCIONA O HIGH SCHOOL?

O aluno primeiramente deve ter uma boa avaliação escolar no Brasil e o processo de busca por vagas nas escolas estrangeiras devem começar com certa antecedência, haja vista que alguns países possuem diferentes meses para início das aulas.

Dependendo do país escolhido o estudante tem a flexibilidade de montar sua grade de acordo com as matérias que mais lhes interessam, já em outros locais a grade é menos flexível e o aluno estuda de acordo com a grade obrigatória.

O jovem tem a possibilidade de escolher entre escolas públicas ou privadas e acomodação em casa de família ou residência estudantil. Mas a grande maioria dos alunos que saem do país para cursar o ensino médio fora entram em escolas públicas, levando sempre em consideração a excelente infraestrutura oferecida pelas mesmas nos destinos mais procurados como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França e Espanha por exemplo.

Após concluir o período de High School o aluno recebe o currículo escolar estrangeiro para validação em território nacional, e o mesmo para ser aceito pelo MEC (Ministério da Educação) deve conter as notas das disciplinas obrigatórias como Matemática, Ciência (Química, Física ou Biologia), Estudos Sociais (História e Geografia) e Educação Física.

QUAL O INVESTIMENTO DE UM INTERCÂMBIO HIGH SCHOOL?

Não é possível mensurar o investimento sem antes definir o destino, período, escola, tipo de acomodação, custos de manutenção e outros. O ideal para começar seu projeto de High School é definir o país, região, se é escola pública ou privada e tipo de acomodação. Por isso o High School requer planejamento.

O QUE É ACONSELHÁVEL ANTES DE IR?

Sempre recomendamos que o aluno ingressante no programa deve ter maturidade e flexibilidade. Como se trata de outro país as regras são outras e existe a diferença cultural. Com isso, o sucesso do programa se dá por meio do empenho do aluno em respeitar as leis, recomendações e ser flexível com relação as mudanças.

QUAIS OS DESTINOS MAIS PROCURADOS?

Entre os destinos mais buscados para esse tipo de programa estão: Estados Unidos e Canadá na América do Norte, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha na Europa, Austrália e Nova Zelândia na Oceania e Japão na Ásia.

Para conferir os descritivos de cada um dos programas, basta clicar nos links abaixo:

▶DESCRITIVO GERAL 

▶ÁFRICA DO SUL 

▶ALEMANHA

▶AUSTRÁLIA

▶ÁUSTRIA

▶BÉLGICA

▶CANADÁ

▶ESPANHA

▶FRANÇA

▶HOLANDA

▶INGLATERRA

▶JAPÃO

▶MÉXICO

▶NORUEGA

▶NOVA ZELÂNDIA

▶SUIÇA

▶USA