O QUE É INTERCÂMBIO?

O intercâmbio cultural/educacional era originalmente utilizado para designar a troca mútua de estudantes de um local para o outro. Com o tempo o significado atrelado a palavra foi se expandindo e hoje denomina o período em que uma pessoa sai de seu país para estudar. Durante essa experiência internacional o aluno sai de sua zona de conforto para viver uma rotina totalmente diferente da que está acostumado, lidando com uma nova cultura, idioma, clima, novos hábitos locais e pessoas. Um intercâmbio ajuda o aluno a desenvolver como pessoa, profissional e principalmente como cidadão do mundo.

POSSO FAZER INTERCÂMBIO COM A ETC COMO BOLSISTA?

Infelizmente não trabalhamos com bolsas de estudo, mas recomendamos duas organizações sérias que podem te ajudar se esse for o seu caso:

https://www.afs.org.br

https://www.rotary.org/pt

A PARTIR DE QUE IDADE POSSO FAZER INTERCÂMBIO?

Na ETC os programas estão disponíveis para crianças a partir de 5 anos acompanha de um responsável. Confira os links abaixo e saiba mais sobre as faixas etárias e programas correspondentes:

◆ 05 a 13 anos

◆ 14 a 18 anos

◆ 19 a 25 anos

◆ 26 a 35 anos

◆ 36 a 49 anos

◆ Mais de 50 anos 

Qual a duração mínima do intercâmbio?

Depende do programa. Para a maioria dos cursos  o mínimo é de 2 semanas.

Já para o High School – 5 meses para o programa acadêmico. Mas existe o mini High School, que não é validado depois, que pode ser de 1, 2 ou 3 meses.

POSSO TRABALHAR ENQUANTO ESTUDO?

Sim, através do Programa de Estudo e Trabalho. O programa Work & Study permite que você estude e trabalhe fora do país, conheça novas pessoas e amplie seus contatos, tanto do país escolhido quanto de vários outros lugares do mundo, e ainda receba um salário. Dependendo da legislação do país, você estuda e trabalha no mesmo período (frequentando o curso pela manhã e trabalhando à tarde, por exemplo) ou estuda durante os primeiros meses e trabalha nos meses restantes. Temos 4 ótimas opções para língua inglesa.

Entenda as Condições Gerais de Trabalho, clicando nos países abaixo:

Austrália

Canadá

França

Irlanda

Malta

Nova Zelândia

Dubai

Pré-requisitos do Programa:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Conhecimento do idioma varia de acordo com destino escolhido;
  • Maturidade e flexibilidade;
  • Facilidade de adaptação;
  • Vontade de descobrir seu MUNDO!

CURSOS DE IDIOMA

COMO SEI A TURMA/ NÍVEL DO IDIOMA QUE VOU FICAR NA ESCOLA?

As escolas sempre fazem um teste de nivelamento. Na sua grande maioria é no primeiro dia de aula, in loco. Aproveitam para passar algumas orientações, regras e políticas do país, escolas, acomodação… Com isso, o aluno só começa mesmo a estudar no seu segundo dia. Algumas escolas buscam fazer isso on line, para no primeiro dia lá ser mais rápido e o aluno já começar a estudar.

QUAL O NÍVEL MÍNIMO DO IDIOMA PRECISO TER PARA FAZER INTERCAMBIO?

Para curso de idioma, todos os níveis. Para o High School, depende do destino, um conhecimento básico do idioma. Claro que o ideal é ter um bom conhecimento da língua, afinal estudar matérias em outro idioma é sempre mais complicado.

SE VEJO QUE AS AULAS ESTÃO MUITO DIFÍCEIS OU FÁCEIS, CONSIGO TROCAR DE TURMA?

Assim que você tiver este sentimento, converse com o seu professor. Vocês dois são as melhores pessoas para tomar esta decisão. Uma vez detectado que o seu nível não está compatível com o do resto da turma, a troca será feita.

QUAIS SÃO AS DATAS DE INÍCIO DO CURSO DE IDIOMA?

Depende da escola, mas a maioria inicia o cursos toda Segunda-feira, caso não seja feriado. Outras iniciam a cada 2 ou 4 semanas. Geralmente para cursos específicos, como preparatórios para exames as escolas possuem datas fixas durante o ano, 2 a 5 datas de início durante o ano.