top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

As vantagens da graduação no exterior

Conhecimento adquirido em outro país contribui para largar na frente em cargos mais elevados.




A graduação é um dos principais sonhos dos brasileiros, principalmente aqueles que estão se formando no Ensino Médio e buscam a carreira que tanto almejam. Mesmo com a oferta de vagas nas universidades brasileiras, que varia nas diferentes regiões, está cada vez mais difícil procurar uma formação internacional em território nacional. Através dessa perspectiva, muitos buscam se graduar no exterior. E isso pode ser muito vantajoso em determinadas situações.

A principal delas é a amplitude de oportunidades que os países de fora apresentam. Nosso país possui uma infinidade de cursos e instituições de ensino superior, mas que são limitadas e irrisórias se comparadas as opções que temos no exterior. Por exemplo, há graduações nos Estados Unidos e na Europa que ainda não chegaram ao país, principalmente na área de tecnologia. Ou seja: você pode ser um profissional do futuro num mercado que ainda está no começo no Brasil ou que simplesmente não existe – e você pode trazer esses novos conceitos para cá.

É importante ficar atento ao país que você escolherá: como funcionam as políticas de intercâmbio e visto para os estudantes que vêm do exterior. Delimitando isso, chegamos ao nosso passo principal: conhecer as universidades que mais se encaixam com o seu perfil. Este ponto poderá ser a chave do seu sucesso na formação internacional. Então tenha em mente qual graduação fará para que, assim que ingressar na universidade ou instituto, já esteja preparado para largar na frente dos colegas – e do mercado como um todo.

Outros fatores também contribuirão para que sua graduação tenha mais relevância fora do Brasil. Você aprimorará o idioma do país em que estuda, devido aos estudos na língua-mãe da nação que escolher. Com a onda cosmopolita nas universidades, o aprendizado de outras culturas, com pessoas de todo o mundo, enriquecerá ainda mais a experiência. Há também a tradição: alguns países têm quase um milênio de experiência em ensino superior, como a Inglaterra. Isso poderá ser decisivo quando chegarmos aos acervos das universidades: bibliotecas recheadas de obras acumuladas durante vários séculos.

Você também poderá ter aula e palestras com profissionais que estão entre os melhores em suas áreas. Várias instituições de ensino superior convidam gênios de variados campos, como da Física, Matemática e História para lecionarem e palestrarem em suas universidades. Aprender com os melhores é sempre uma experiência única, pois demonstra quais caminhos você deve seguir para que possa atingir os objetivos na sua vida profissional. E, acredite: mesmo as academias com menor renome trazem profissionais conceituados.

Todo o envolvimento com outro país também o enriquecerá como intelectual e pessoa. Através do contato com pessoas estrangeiras, sua visão de mundo a ser aplicada dentro da sua formação internacional trará mais opções, abrindo novas portas. É nessa situação que você poderá adquirir futuros contatos profissionais.

Caso você deseje voltar para o Brasil, sua experiência com a formação internacional o credenciará a disputa de altos postos em empresas de grande porte ou até mesmo a capacidade de desenvolver um projeto seu que seja inovador no país. Apenas com a fluência no idioma, requisito cada vez mais exigido nas vagas de emprego, você sairá na frente de seus concorrentes. Com as devidas especializações e contatos, o cargo estará muito próximo de ser seu.

O importante, antes de você decidir se graduar fora do país, é delimitar e conhecer os centros de conhecimento da sua área, bem como pesquisar as formas de ingressar nas universidades e institutos mundo a fora. Com o crescimento do número de brasileiros que buscam a formação no exterior, é sempre importante que você tenha um plano formado para que consiga concluir seus estudos no prazo estipulado, tornando-se um especialista com um renomado currículo internacional em mãos.

Podemos lhe ajudar?

21 visualizações0 comentário
bottom of page