top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

De guerreira a apaixonada por animais: Conheça as curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II

Alguns dos fatos mais curiosos sobre a vida da monarca mais longeva do Reino Unido.

Faleceu hoje, 8 de setembro de 2022, aos 96 anos de idade na Escócia, a rainha do Reino Unido, conhecida mundialmente como Rainha Elizabeth II. Segundo o pronunciamento oficial feito pela Família Real, a rainha faleceu em paz no castelo de Balmoral rodeada dos familiares próximos.

Elizabeth é rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.

Ao longo de sua vida, foram descobertas inúmeras curiosidades sobre sua personalidade, casamento e reinado. Separamos algumas delas para você conhecer um pouco mais sobre sua história.


Lutou na 2ª Guerra Mundial

Elizabeth serviu durante a Segunda Guerra Mundial mais jovem. Em 1945, aos 18 anos, ela ingressou no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica. Ela se tornou a única mulher da família real a entrar nas forças armadas, e foi por anos a única chefe de estado viva que serviu oficialmente no conflito.

Uma das primeiras a usar a Internet

A monarca foi uma das primeiras pessoas a usar a internet. Em 1976, ela visitou um centro de pesquisas em telecomunicação em Malvern, no Reino Unido, em que se encontrava a primeira rede de computadores ARPANET. Elizabeth enviou um e-mail pela primeira vez. Seu usuário era HME2, sigla para "Majestade Elizabeth 2ª". Em 2009, ela entrou para o Twitter e em 2010 no Facebook. No ano de 2019, ela fez sua primeira publicação no Instagram.


Paixão por cães corgi e cavalos

A monarca também era conhecida por sua paixão pela raça de cachorro corgi. Ela teve mais de 30 cães, a maioria descendente de Susan, corgi que Elizabeth ganhou quando fez 18 anos. Sua última corgi, Willow, foi sacrificada aos 14 anos em abril de 2018, por causa de um câncer, o que deixou a monarca muito abalada. Ela também gostava muito de cavalos e por muito tempo montava nos animais por hobby.


Senso de humor

Mesmo conhecida pela formalidade em eventos oficiais, nos bastidores, Elizabeth era tida como dotada de senso de humor. Para o príncipe Harry, por exemplo, esta seria a maior qualidade da avó. Há relatos de que ela foi uma ótima imitadora de políticos, religiosos e personagens de TV.


Reinado mais duradouro do Reino Unido

O reinado da rainha Elizabeth II se tornou o mais longo da história do Reino Unido em setembro de 2015, após os 63 anos e 216 dias em que ela esteve à frente do trono. Até então, a detentora do recorde era a rainha Vitória, sua tataravó. Este também foi um dos reinados mais duradouros no mundo, atrás apenas dos 72 anos do Rei Luís XIV, da França.


Visita ao Masp e ao Maracanã

Quando visitou o Brasil, em 1968, Rainha Elizabeth II inaugurou o prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, visitou o terraço do Edifício Itália, no centro da cidade, e foi a show com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares. No Rio de Janeiro, ela viu o samba da Estação Primeira de Mangueira, foi a um jogo de futebol com Pelé no Maracanã e participou da cerimônia de lançamento das obras da Ponte Rio-Niterói.


Chefe de Estado de 18 territórios

A monarca era a Chefe de Estado de outros países além do Reino Unido, como oCanadá, a Austrália e a Nova Zelândia, que são ex-colônias inglesas, mas têm o rei do Reino Unido como chefe de seu Estado, em suas constituições. Ainda que seja soberana, na prática, sua função atual está restrita à participação em cerimoniais e outras formalidades, como a entrega de títulos de nobreza e a recepção a governantes estrangeiros.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page