top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Halloween: onde tudo começou

O Halloween é uma das datas festivas mais comemoradas nos Estados Unidos, mas onde surgiu essa ideia de todos se fantasiarem de monstros assustadores e abóboras decoradas? Vem ver aqui neste artigo.

O Halloween hoje em dia é celebrado em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando cada vez mais comuns.


Mas onde tudo começou?

Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween tem suas raízes na região do Reino Unido, e não na cultura norte-americana. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve".

"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". Então, até o século 16, significava a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Mas uma coisa é o significado do seu nome, outra é a origem do Halloween moderno que a gente conhece e adora.


Tudo indica que o Halloween teve sua origem no festival celta de Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". E alguns estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.


Mas quando o Halloween tomou a forma que conhecemos hoje, de pedir doces ou travessuras, se fantasiar e abóboras decoradas?


Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a emigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições. Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, veio após a transmissão pelo rádio de Guerra do Mundos, do escritor inglês H.G. Wells, que gerou uma grande confusão quando foi ao ar, em 30 de outubro de 1938.


Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates.

Na Irlanda, As comemorações tradicionais incluem jogos de cartas e caça ao tesouro. Os irlandeses, que são supersticiosos por natureza, também costumam comer um bolo de frutas chamado barmbrack – se a pessoa que come achar um anel no meio do bolo, significa que vai se casar em breve.

No caso da Alemanha, eles celebram a reunião de bruxos e feiticeiras, que no mês de abril se juntavam para, em uma espécie de corrida de vassouras, voar em direção ao ponto mais alto das montanhas Harz. Na festa alemã, as bruxas são exaltadas, sempre em festas com muitas fogueiras e danças específicas.

Já na Escócia, o Halloween é levado a sério. Entre os costumes escoceses, estão o de deixar uma cadeira vazia e um pratinho de comida para que os espíritos tenham o que comer e, claro, possam descansar.

Em Londres, a London Eye se transforma em uma gruta assustadora, com floresta fantasmagórica e pântano borbulhante, até 1º de novembro. Lendas sinistras das torres e pontes à margem do Tâmisa serão narradas aos turistas.

Na Espanha e em muitos países latinos, o Dia de Todos os Santos é celebrado no dia 1º de novembro e o Dia de Finados no dia seguinte. Em países como México e Peru, a data é festiva e celebrada com trajes e rituais locais. O famoso Dia de Los Muertos

UAU, é uma história e tanto não acha? Já pensou em viver essa época mágica em um país que comemore de uma forma mais arrepiante que aqui? Clique aqui que a gente te ajuda!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page