top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

O São João é internacional!

Quem não gosta de um milho cozido, pamonha, canjica e todas as outras delícias de São João? E de ser aquecido por um quentão ou então um parceiro de dança? Sem dúvidas, a Festa de São João ou Festa Junina é uma festa altamente brasileira, especificamente nordestina, mas muitas das influências vieram de fora do Brasil!


A festa de São João recebeu diversas influências internacionais, desde a época da colonização do Brasil.




Mas, quais são as influências da festa de São João?


A primeira influência começa, é claro, com os portugueses. Esta festividade foi trazida para nós, ainda durante a época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal, ou seja, período colonial. Neste período, o país recebeu uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.


Já com a influência francesa, veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Para torná-las ainda mais bonitas e coloridas, veio da península Ibérica a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

E os fogos de artifício? Bom, esta herança foi dos nossos amigos chineses, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.


Com o passar do tempo, todos estes elementos culturais foram se misturando aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

O São João ficou ainda mais gostoso para gente, depois de descobrir todas as suas influências.


E você, gosta desta deliciosa festa?

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page