top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Quais etapas para fazer um intercâmbio?

Todos sonham com o intercâmbio, afinal é algo grandioso. Mas poucos conhecem os passos para realizá-los.

jovens curtindo as férias

Diferentemente do que muitos pensam, o planejamento não é um bicho de 7 cabeças. Hoje trouxemos as etapas para planejar e executar um intercâmbio:


Defina seus objetivos: Antes de começar a planejar seu intercâmbio, aqui na ETC intercâmbio, sempre priorizamos a definição dos seus objetivos. Você está buscando aprimorar suas habilidades em um idioma específico, aproveitar de forma mais produtiva as suas férias, explorar uma nova cultura, estudar em uma universidade estrangeira, ou ganhar experiência profissional internacional?


Pesquise destinos e programas: Pesquise diferentes destinos e programas de intercâmbio que atendam aos seus objetivos e interesses. Considere fatores como custo de vida, clima, cultura, oportunidades de estudo ou trabalho, entre outros.


Escolha o tipo de intercâmbio: Existem diferentes tipos de intercâmbio, como programas de estudo do idioma, estudos profissionalizantes, estudo com permissão de trabalho... Escolha o tipo de intercâmbio que melhor se adapte aos seus objetivos e interesses.


Planeje suas finanças: Avalie os custos envolvidos no intercâmbio, incluindo taxas de matrícula, alojamento, passagens aéreas, seguro saúde, despesas pessoais, entre outros. Desenvolva, junto com o consultor financeiro da ETC, um plano financeiro para cobrir esses custos.


Organize sua documentação: Verifique os requisitos de visto e documentação para o país de destino e o tipo de intercâmbio que você está planejando. Isso pode incluir passaporte válido, visto de estudante ou trabalho, comprovante de seguro saúde, carta de aceitação da instituição educacional ou empresa, entre outros.


Aplique para programas e vistos: Após selecionar o programa e o destino, envie sua inscrição e documentação necessária de acordo com os requisitos do programa de intercâmbio e do país de destino. Certifique-se de seguir os prazos e procedimentos específicos de cada programa e país.


Prepare-se culturalmente e linguisticamente: Familiarize-se com a cultura e o idioma do país de destino. Isso pode incluir estudar o idioma local, aprender sobre costumes e tradições, e estar ciente das diferenças culturais que você pode encontrar durante o intercâmbio.


Faça arranjos de alojamento e viagem: Organize sua acomodação e transporte para o país de destino. Isso pode incluir reservar alojamento estudantil, encontrar um apartamento compartilhado, ou fazer arranjos de hospedagem temporária enquanto procura por uma moradia permanente.


Participe da orientação pré-embarque: Muitos programas de intercâmbio oferecem orientação pré-partida para ajudá-lo a se preparar para a experiência. Isso pode incluir informações sobre visto, seguro saúde, segurança, saúde mental, cultura e ajuste cultural.


Desfrute da Experiência: Uma vez que você chegue ao seu destino, aproveite ao máximo sua experiência de intercâmbio! Explore a cultura local, faça novas amizades, participe de atividades extracurriculares e aproveite as oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal que o intercâmbio tem a oferecer.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page