top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Saiba como aproveitar cada segundo do seu intercâmbio sem preocupações

Organização e conhecimento do país irão contribuir para que a sua experiência seja indescritível.



Fazer intercâmbio é uma das melhores experiências que podemos vivenciar. Conhecer a cultura de outro país, aprimorar seu idioma, experimentar comidas típicas do local, poder trabalhar em vários segmentos e fazer amizades com os estrangeiros estão no topo da lista de vantagens que uma viagem para fora do Brasil te proporcionará.

Para que sua viagem seja completa, listamos 10 dicas para que você possa desfrutar ao máximo da sua experiência no exterior. Com planejamento e dedicação, esta será uma história que marcará sua vida. Confira:


1. Conheça mais sobre o lugar

Dedique um pouco do seu tempo para conhecer a cultura do país que você pensa em passar um tempo. Muitos intercambistas deixam de aproveitar o máximo que as tradições de um povo estrangeiro têm a oferecer. Sem contar nos pontos turísticos e belezas naturais que poderão dar mais vida e leveza ao seu intercâmbio.


2. Tenha tudo planejado

Saiba qual é a validade do seu passaporte e quanto tempo o país permite que visitantes fiquem em suas terras. Também tenha em mente onde ficará, qual instituição estudar e onde passará os primeiros dias até arranjar um local fixo (se conseguir de primeira, ótimo). Com esses passos, você aproveita o país desde o momento que pisar em seu solo.


3. Saiba da sua condição financeira

Pode até ser tentador experimentar tudo o que um país estrangeiro tem a oferecer. Mas, sem o devido controle e planejamento de gastos, você poderá cair numa arapuca. Então, saiba cada centavo que levou e como irá fazer para se manter no exterior.


4. Aproveite o que eles têm a oferecer aos estrangeiros

Se for estudar fora do país, busque a ajuda que eles oferecem para novos alunos sobre a estrutura de ensino, acerca do país e em relação à língua e costumes. Você poderá encontrar muitos brasileiros que poderão te ajudar no começo.


5. Conheça as pessoas do local

Pode até ser tentador ter aquele amigo ‘brazuca’ que compartilha o gosto pelo feijão com arroz e assiste o futebol com você, mas um intercâmbio é mais que apenas uma experiência isolada. Conheça, converse, pergunte e aprenda mais sobre os moradores locais. Criar novas amizades é sempre a melhor opção para tornar a viagem mais leve.


6. Leve o que necessitar do Brasil

Algumas coisas você não encontrará lá fora. Por exemplo: remédios controlados brasileiros, com prescrições, fórmulas e comercialização apenas em nosso país podem fazer com que você passe dificuldades no exterior. Consulte o que poderá levar antes de sair, não passando aperto posteriormente.


7. Conheça experiências de outras pessoas

Veja o que os brasileiros têm a falar sobre o país escolhido. Tendemos a nos comportar como nossos conterrâneos devido a nossa cultura e, por isso, nossas opiniões dificilmente serão tão discrepantes.


8. Não seja tímido

Se você acha que será julgado por não falar bem o idioma ou por ter saído do Brasil, esqueça tudo isso. Seja modesto se não domina a língua-mãe do local, apresentando apenas aquilo que sabe falar. Também, na hora de pedir algo, não seja acanhado e deixe a vergonha de lado. Com algumas semanas, você já estará integrado ao novo país.


9. Participe de inúmeras atividades

Principalmente para os estudantes, é importante estar integrado às práticas culturais do país escolhido. Além do conhecimento a ser adquirido, você também poderá viver experiências únicas que só esse país escolhido por você tem a oferecer.


10. Seja autêntico

É fato consumado: estrangeiros, em quase sua totalidade, adoram a alegria e afetividade dos brasileiros. Por isso, nada de tentar ser quem você não é. Além de esforço desnecessário para criar uma personagem, estará sujeito a cometer gafes com seus anfitriões. Então, seja brasileiro, seja autêntico e aproveite a melhor experiência de sua vida sendo você mesmo.


E aí, gostou das nossas dicas? E você, teria algo a mais para acrescentar?

5 visualizações0 comentário
bottom of page