TUDO SOBRE HIGH SCHOOL

Seja por fluência em uma nova língua, diferencial de currículo, aumento nas possibilidades de melhores colocações profissionais ou apenas para expandir os conhecimentos culturais, uma coisa é fato: o número de pais e alunos a procura de programas de High School no exterior vem aumentando consideravelmente.

O QUE É HIGH SCHOOL?

É um dos tipos de intercâmbio mais tradicionais e conhecidos pela maioria dos jovens e adolescentes, que consiste em cursar um semestre ou ano letivo no exterior sem perder o ano no Brasil. O bacana do programa é que o aluno pode participar das aulas em escolas regulares sem ter o nível avançado do idioma, e graças ao processo de total imersão ele retorna ao Brasil com excelentes níveis de domínio da língua.

QUAL A FAIXA ETÁRIA PERMITIDA?

O jovem deve ter entre 15 e 18 anos e estar cursando o Segundo Grau.

QUAL NÍVEL DE DOMÍNIO IDEAL NO IDIOMA ESCOLHIDO?

É necessário que o jovem possua conhecimentos intermediários no idioma oficial relacionado a região escolhida.

COMO FUNCIONA O HIGH SCHOOL?

O aluno primeiramente deve ter uma boa avaliação escolar no Brasil e o processo de busca por vagas nas escolas estrangeiras devem começar com certa antecedência, haja vista que alguns países possuem diferentes meses para início das aulas.

Dependendo do país escolhido o estudante tem a flexibilidade de montar sua grade de acordo com as matérias que mais lhes interessam, já em outros locais a grade é menos flexível e o aluno estuda de acordo com a grade obrigatória.

O jovem tem a possibilidade de escolher entre escolas públicas ou privadas e acomodação em casa de família ou residência estudantil. Mas a grande maioria dos alunos que saem do país para cursar o ensino médio fora entram em escolas públicas, levando sempre em consideração a excelente infraestrutura oferecida pelas mesmas nos destinos mais procurados como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França e Espanha por exemplo.

Após concluir o período de High School o aluno recebe o currículo escolar estrangeiro para validação em território nacional, e o mesmo para ser aceito pelo MEC (Ministério da Educação) deve conter as notas das disciplinas obrigatórias como Matemática, Ciência (Química, Física ou Biologia), Estudos Sociais (História e Geografia) e Educação Física.

QUAL O INVESTIMENTO DE UM INTERCÂMBIO HIGH SCHOOL?

Não é possível mensurar o investimento sem antes definir o destino, período, escola, tipo de acomodação, custos de manutenção e outros. O ideal para começar seu projeto de High School é definir o país, região, se é escola pública ou privada e tipo de acomodação. Por isso o High School requer planejamento.

O QUE É ACONSELHÁVEL ANTES DE IR?

Sempre recomendamos que o aluno ingressante no programa deve ter maturidade e flexibilidade. Como se trata de outro país as regras são outras e existe a diferença cultural. Com isso, o sucesso do programa se dá por meio do empenho do aluno em respeitar as leis, recomendações e ser flexível com relação as mudanças.

QUAIS OS DESTINOS MAIS PROCURADOS?

Entre os destinos mais buscados para esse tipo de programa estão: Estados Unidos e Canadá na América do Norte, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha na Europa, Austrália e Nova Zelândia na Oceania e Japão na Ásia.

Para conferir os descritivos de cada um dos programas, basta clicar nos links abaixo:

▶DESCRITIVO GERAL 

▶ÁFRICA DO SUL 

▶ALEMANHA

▶AUSTRÁLIA

▶ÁUSTRIA

▶BÉLGICA

▶CANADÁ

▶ESPANHA

▶FRANÇA

▶HOLANDA

▶INGLATERRA

▶JAPÃO

▶MÉXICO

▶NORUEGA

▶NOVA ZELÂNDIA

▶SUIÇA

▶USA