top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Consórcio de intercâmbio? Existe isso?

Atualizado: 12 de fev. de 2021

Saudações intercambistas e futuros intercambistas!


Hoje nosso blog vai tratar de um tema que levanta uma série de dúvidas em muitos dos nossos clientes: “Facilidade de pagamento” na hora de fechar o intercâmbio. Muita gente sabe que o dar o pontapé inicial na jornada internacional de estudos, requer um investimento considerável. Mas, o que muita gente também não sabe, é que dá para ir pagando o intercâmbio em suaves prestações e sem necessidade de um bom limite no cartão de crédito.


PRECISAMOS FALAR SOBRE O CONSÓRCIO

Para quem não sabe, o consórcio é uma modalidade de aquisição baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas com um mesmo objetivo. A partir disso é formada uma poupança coletiva com o objetivo de adquirir um determinado produto ou serviço – no nosso caso, intercâmbio. Para adquirir aquele determinado bem, os cotistas contribuem com um valor definido em contrato para formar a poupança – como mencionamos acima – e depois de formado o fundo, começam os sorteios que contemplando os integrantes, com aquilo que tanto desejaram.


COMO FUNCIONA O CONSÓRCIO

O plano de pagamento por consórcio é baseado no cooperativismo. O cooperativismo é um movimento econômico e social que une pessoas que desejam um mesmo bem em comum. Somando forças, essas pessoas conseguem conquistar aquilo que sozinhas, seria um pouco mais trabalhoso.

Os participantes contribuem com um valor mensal pré-estabelecido e com tempo determinado, logo após assumir um contrato e regulamento coletivo, onde todos possuem os mesmos direitos e obrigações. Isso de modo geral, ajuda a aumentar a poupança coletiva e derrubam os juros (juros esses que poderiam inviabilizar a aquisição individual).


O QUE É UMA COTA DE CONSÓRCIO?

Basicamente, a cota é um “pedaço” da participação de cada membro. Um único consorciado pode ter mais de uma cota em um grupo e pode chegar ao número máximo de 10% - e cada parte dessa cota corresponde a um número que é utilizado para o sorteio. Logo, se você tem mais de uma cota, tem mais chances de ser contemplado mais rápido.


MAS E OS JUROS?

Por funcionar no modelo de financiamento coletivo, onde todos os membros do próprio grupo geram a renda, no consórcio não há a cobrança de juros. Essa arrecadação mensal também gera o “fundo de reserva” que fica em até 5% e assegura os participantes em caso de quebra de garantia, cobre eventuais insuficiências de fundo e as possíveis diferenças entre as parcelas ou demais situações que podem aparecer (mas que estão no regulamento).


TAXA ADMISTRATIVA?

Sobre o valor cobrado mensalmente do fundo de aquisição, existe a “taxa admistrativa” que serve para a formação, organização e administração do grupo, cobrindo os serviços da admistradora do plano. Essa mesma taxa, pode ser paga no ato da venda da cota ou durante o plano.


QUEM REGULAMENTA TUDO ISSO?

Os administradores dos consórcios são fiscalizados pelo BACEN (Banco Central do Brasil) e tem todas as suas práticas e regulamentações monitoradas pelo mesmo órgão. Isso dá garantia de que o negócio além de seguro é juridicamente legal.


COMO FUNCIONARÁ NA ETC?

O cliente conversará com um especialista do consórcio e juntos vão definir a melhor opção, levando em consideração o prazo e valor mensal. Após o pagamento da última parcela do consórcio, a conta é atualizada junto ao intercambista para realizar a quitação do saldo junto à escola e o aluno embarcar para o SEU grande projeto.


Então agora que você já sabe como funciona o modelo de consórcio, nós da ETC informamos em primeira mão, que se a sua maior preocupação era facilidade de pagamento para realizar o sonho do intercâmbio, nossa agência trouxe mais uma forma de pagamento para ajudar a viabilizar seu projeto. Partiu? Clique aqui e fale com a nossa equipe para saber mais sobre o Consórcio de Intercâmbio ETC.

99 visualizações0 comentário
bottom of page