top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Tudo sobre o Canadá

O Canadá é um dos destinos mais procurados por brasileiros que sonham em estudar fora. Mesmo com o desejo de morar no país o que muita gente não sabe é o "porque" dele ser considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver. Se você quer saber TUDO SOBRE O CANADÁ, esse texto é para você.

GEOGRAFIA

O segundo maior país do mundo, tem aproximadamente 9.984.670 km² e fica ao Norte da América do Norte. As cidades mais populosas do país são Montreal e Vancouver. O país é dividido em 10 províncias, sendo elas: Ontário, Quebec, Nova Escócia, New Brunswich, Manitoba, Colúmbia Britânica, Ilha do Príncipe Eduardo, Saskatchewan, Alberta e Terra Nova e Labrador.

São mais de 8.000 km de extensão de fronteiras, passando pelos Estados Unidos, Oceano Glacial, Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e Alaska. O Canadá é um país gigantesco e repleto de riquezas naturais, onde você poderá conhecer alguns dos principais rios, tais como: Rio Fraser, Columbia, Mackenzie, Koksoak, Nelson, São Lourenzo, Churchill e Saint-Jean. Além disso, o Canadá conta com mais de 2 milhões de lagos espalhados por seu território. Agora voltando para as províncias, preparamos uma pequena tabela com todas as Províncias, Capitais e Maiores Cidades.


CLIMA

Cidades, desertos, calor e frio... Por ser um país localizado mais ao norte do globo terrestre, o Canadá tem como característica em quase todas as suas cidades, invernos para lá de frios.

Mas uma das vantagens de se morar no Canadá é viver claramente as quatro estações do ano, além disso em cidades como Toronto, Victoria e Vancouver os verões e primaveras costumam ser mais quentes, possibilitando que os moradores também aproveitem a vasta riqueza aquática do país.


SEGURANÇA

Mesmo se tratando de um país imenso, o Canadá está entre os 10 mais seguros do mundo segundo o Índice Global da Paz. Em apenas 2 anos, o Canadá saltou da oitava para a sexta posição. Para se ter uma ideia do que isso significa, se pegarmos Toronto, a taxa de homicídios varia entre 2 e 3 para cada 100.000 habitantes e em São Paulo por exemplo, essa taxa fica entre 12/13 para os mesmos 100.000, e se formos além, chegamos em quase 30 por 100.000 no Rio de Janeiro.

O que acompanhamos com os nossos intercambistas que escolhem o Canadá como destino, é a grande sensação de segurança de se andar pelas ruas, isso em qualquer momento do dia (e até durante a madrugada).


EDUCAÇÃO

No Canadá não existe um órgão governamental a nível nacional que monitora as escolas, a educação é uma responsabilidade das províncias e territórios canadenses. Esse sistema mostra-se tão eficiente, que o país ostenta orgulhosamente uma taxa de alfabetizados na casa dos 99%. Para se ter ideia da qualidade educacional, o Canadá detém a maior proporção de adultos em idade produtiva com educação superior.

Além disso, os professores são muito bem remunerados e os processos são altamente seletivos, colocando profissionais de altíssima capacitação nas salas de aula. Não somente em escolas de ensino obrigatório, esse padrão se estende a universidades, cursos complementares e de idiomas.


ECONOMIA

Com um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, o Canadá é um excelente país em todos os aspectos e está entre os menos corruptos do mundo. Quando o assunto é economia o país é sustentado basicamente por 3 principais setores: pecuária, manufatura e comércio, sendo o último correspondente a 70% do PIB (Produto Interno Bruto). Além do mais, o Canadá mantém uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo. Ou seja: OPORTUNIDADES, NÃO FALTAM!


IDIOMA

Atualmente o país possui 2 idiomas como oficiais, o Inglês e o Francês, sendo primeiro o mais falado. Na maior parte das 10 províncias e 3 territórios, os canadenses falam inglês e na província do Quebec o francês está em primeiro lugar.


MOEDA

Quem rege o mercado é o Dólar Canadense, que apesar de ser também conhecido como “dólar” a semelhança com o dinheiro usado pelos americanos, limita-se ao nome. O dólar canadense também têm 7 valores em moeda: 1, 5, 10, 25 cents e 1 dólar. Mas o “quarter” (25 cents) é a moeda mais comumente encontrada.


MAIORIDADE LEGAL

No Canadá, cada província e território decide a maioridade em questão:

18 anos

Alberta, Manitoba, Ontario, Prince Edward Island, Quebec, Saskatchewan

19 anos

British Columbia, New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Northwest Territories, Nova Scotia, Nunavut, Yukon.


INTERCÂMBIO NO CANADÁ

No Canadá você tem a possibilidade aprender inglês ou francês, viver a rotina do povo nativo e ainda desbravar inúmeras possibilidades. Os programas são dos mais variados, e vão desde intercâmbio em família, high school, cursos regulares, profissionalizantes, juventude acumulada e grupos de férias.


HIGH SCHOOL CANADÁ

As escolas canadenses de ensino médio, educam para a vida. O estudante que opta pelo Canadá pode escolher sua região, a ETC trabalha com distritos escolares e regiões em diversas cidades do país, e todas elas passam pelo crivo da empresa, para que o intercambista que escolhem estudar fora pela nossa empresa, desfrute de excelentes ambientes educacionais. Aliás, tratando-se de excelência, o Canadá possui altíssimos padrões de qualidade em suas escolas públicas, tanto que 95% dos pais canadenses, matriculam seus filhos em escolas do governo; essa capacidade se dá em partes pela valorização do corpo docente, já que os professores do país estão entre os mais bem remunerados do mundo e as salas de aula têm em média 20-35 alunos, não havendo o risco de superlotação.


Sobre a moradia, grande maioria dos estudantes internacionais, moram em casas de famílias canadenses, e de modo geral, as famílias são cuidadosas, hospedeiras e previamente selecionadas. Além de rigorosa seleção, para assegurar uma excelente estadia, o estudante conta com o suporte das coordenadores, que ficam disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana.


O Canadá além de excelentes índices de educação e baixa criminalidade, pesquisas de inteligência de 2017 elegeram 3 cidades canadenses como algumas das melhores do mundo para se viver, e de acordo com a Millenials, o Canadá é o país #1.

Agora se tratando da rotina escolar, além das matérias tradicionais os estudantes encontram alguns cursos opcionais em muitas das escolas canadenses, alguns deles:

  • Segunda Língua (Francês, Chinês, Espanhol, Alemão, Mandarim);

  • Animação/Mídias Digitais e Web Design;

  • Empreendedorismo, direito, marketing, contabilidade, turismo e finanças;

  • Robótica/Aviação;

  • Culinária;

  • Teatro, Artes, Música e Fotografia.

O ensino pode ser linear ou semestral, com o ano letivo começando em agosto e terminando em maio.



2.295 visualizações0 comentário
bottom of page