top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Comprar ou alugar um carro durante o meu intercâmbio?

Devo comprar ou alugar um carro durante o meu intercâmbio?



Bem, esta é uma pergunta frequente que nossos consultores recebem dos nossos intercambistas, que é avaliada individualmente. Ela é complicada de se responder de forma genérica, mas ajudaremos você a melhor entender algumas variáveis e com isso ter condições de fazer a sua avaliação.


1) Custo - Na maioria dos países de primeiro mundo, comprar ou alugar um carro é bem em conta. Só que existem custos extras, muitas vezes não adicionados a este cálculo, mas que faz toda a diferença no final da análise. Todo carro precisa de seguro e gasolina, além de possíveis gastos como estacionamento e pedágio. "Contabilizar isso antes de tomar a decisão é importantíssimo". lembra Paulo Cabral, consultor da ETC Moema.


2) Transporte público - Assim como o custo, é muito importante avaliar se o transporte público da sua nova cidade será eficiente. Caso ele atenda bem os principais pontos da cidade, principalmente do seu trajeto diário (casa-escola-casa), viver de transporte público em um país de primeiro mundo é a forma mais tranquila para um intercambista. Geralmente nas cidades menores, o sistema de transporte não é tão completo ou eficiente, mas a cidade grande também não é garantia de um bom serviço. Em cidades americanas como Nova Iorque, Chicago e Boston, nossos alunos ficam melhores usufruindo do transporte público, já em Los Angeles e San Diego, alugar ou comprar um carro é a melhor decisão.


3) Duração do intercâmbio - Sem dúvida o tempo que você viverá naquele lugar é muito importante na hora de decidir por comprar ou alugar, caso seja por optar em ter realmente um carro. Se for ficar por um período inferior a 2 meses, vale a pena escolher o aluguel, assim você evita perder dinheiro e tempo na compra e na revenda.


4) Compra e uso compartilhado - Caso a cidade seja realmente carente de um bom sistema de transporte público, uma alternativa a comprar/alugar um carro sozinho é juntar uns amigos da escola que moram perto, e adquirir um carro em conjunto. Mas atenção, sentem e definam as regras antes da compra, para evitar chateações durante e/ou depois da aquisição.


5) Conforto - Carro próprio nem sempre é sinônimo de conforto, pois dirigir em uma cidade grande e movimentada, quando você não a conhece bem, pode virar um stress. Quem não fica de cabeça quente quando fica parado em trânsitos imensos e quando chega no seu destino não tem um local para estaciona?


Espero que tenhamos lhe passados boas dicas para que faça uma boa escolha. Ou se tiver algo interessante também sobre este assunto, compartilhe com a gente!

96 visualizações0 comentário
bottom of page