Existem inúmeras variações de receita de pizza pelo mundo. Isso faz com que o prato seja popular no planeta inteiro, mas que também reflita a cara e o gosto de cada região.
Você provavelmente conhece a Itália como o país de origem da pizza. Na verdade, não foi bem lá que a receita surgiu, mas sim no Egito antigo e nos países do antigo Oriente Médio. No entanto, eventualmente foi na Itália que surgiu o que nós entendemos como pizza. Mesmo assim, lá está uma variação bem interessante da receita de pizza. Na cidade de Nápoles, a pizza é vendida mais ou menos como uma massa de pão italiano, com cobertura de molho de tomate e queijo muçarela. No entanto, há variações de receita de pizza por toda a Itália. Em Roma, capital do país, a Pizza Bianca é vendida como uma massa grossa temperada com sal marinho e outros temperos, mas sem queijo ou molho.
Estados Unidos
Assim como o Brasil, os EUA é um país apaixonadíssimo por pizza. Basta ver um episódio de As Tartarugas Ninja para entender como o prato é importante para os hábitos culinários de Nova York, por exemplo. Não é à toa, por exemplo, que Nova York é a cidade que mais consome pizzas no planeta inteiro, ficando à frente de São Paulo.
No entanto, é de Chicago que vem uma das variações de receita de pizza mais curiosas de todas. Normalmente, quando pensamos em pizzas, pensamos em uma massa bem fina, com cobertura de molho de tomate, queijo e algum outro recheio. Em Chicago, a pizza não é bem assim. Ela parece mais uma torta recheada de queijo e com cobertura de molho de tomate. Sim, além de inverter a ordem (colocar o molho por cima do queijo), a pizza de Chicago se diferencia por ser bem grossa, como se fosse uma torta mesmo. Diferente, né?
Austrália
A Austrália inova bastante quando o assunto são recheios diferentes. E não poderia ser diferente: o país é conhecido por ter uma fauna e uma flora completamente distintas do restante do planeta. Claro que as opções de comida seriam bem diferentes por lá. A massa da pizza australiana não muda muito da versão brasileira ou americana, que são as mais famosas. A pizza lá é bem fina e crocante, como conhecemos. No entanto, o que muda são os sabores colocados como recheio das pizzas.
Existe, por exemplo, a pizza com carne de emu, que é uma ave que parece um avestruz. Além do emu, algumas pizzas também colocam carne de crocodilo e até mesmo de canguru. Para completar, em vez do molho de tomate, existem pizzarias que usam o molho barbecue na pizza.
Espanha
A Espanha conta com uma versão própria da pizza, chamada de “coca”. Ela é originária da Catalunha. Para começar, o formato da coca é diferente do da pizza. Em vez de um círculo de massa, ela é meio retangular, mas com bordas arredondadas. Além disso, a coca pode ser doce ou salgada. Nas versões salgadas, ela se assemelha mais à nossa pizza: é mais fina, com recheios tradicionais como queijo, molhos, carnes, ovos e por aí vai. Já na versão doce, ela costuma ser mais grossa, semelhante a um pão recheado.
E aí, qual você ficou mais afim de experimentar? Clique aqui e entre em contato com a unidade mais próxima para definir a sua data de embarque e degustar essas delícias pessoalmente!
Comments