top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

[NEWS] Novo passaporte brasileiro; confira o que muda

Versão atualizada começa a ser produzida em setembro e terá 'imagem fantasma' e fundo invisível, para prevenir fraudes. Governo afirma que valor da taxa não vai mudar.

Figuras que representam a flora e a fauna do Brasil estão entre as mudanças feitas no passaporte brasileiro. O novo modelo foi apresentado nesta segunda-feira (27) pelo governo federal e, segundo as autoridades, ficou mais seguro contra fraudes.


Confira as mudanças:


Além disso, as páginas numeradas de agora contam com 13 marcas d'água, antes era somente 1. As figuras representam a fauna e flora do país e traz elementos iconográficos de todas as regiões do país. E os fundos visíveis apenas com luz ultravioleta, homenageiam os biomas brasileiros.


Quando entre em vigor?

O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.


Será obrigatório trocar pelo novo?

A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos.

Vai ficar mais caro?

O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum.

Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.



Fonte: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2022/06/28/novo-passaporte-brasileiro-veja-as-novidades-ponto-a-ponto.ghtml

231 visualizações0 comentário
bottom of page