Não existe uma idade certa para aprender idiomas, mas os especialistas são unânimes em afirmar que quanto mais cedo esse processo for iniciado, melhor!
O motivo para isso é que, na infância, o cérebro ainda está em desenvolvimento, portanto, a plasticidade cerebral está no seu ápice.
Isso permite a reestruturação de sinapses e neurônios a cada nova experiência ou estímulo com enorme facilidade — uma característica essencial para a aprendizagem na infância. Assim, os pequenos conseguem aprender novas línguas de forma natural à medida que são expostos a ela, exatamente como ocorre com sua língua nativa.
Estimula o desenvolvimento cognitivo
O processo de aprendizagem de uma nova língua permite que as crianças trabalhem suas habilidades de memória, solução de problemas e leitura.
Além disso, as crianças têm meios de melhorar suas habilidades em assuntos não necessariamente relacionados à linguagem em si, como a matemática e a ciência. Crianças que falam uma segunda língua potencializam seu rendimento na escola e levam esse diferencial consigo pela vida.
Promove o apoio às diversidades
No processo de aprendizado de uma segunda ou terceira língua, muito mais do que habilidades cognitivas estão envolvidas. Esse aprendizado também é responsável por dilatar a consciência das crianças e a forma como elas percebem as diversidades do mundo.
Ser capaz de pensar fora da caixa, construindo pontes que levam a outras origens, culturas e realidades, é positivo para formar seres humanos mais tolerantes e acolhedores.
Encoraja o gosto pelo novo
Expor as crianças à experiência de imersão em outra língua e cultura estimula nelas a curiosidade, a vontade de experimentarem e se lançarem no novo. Ao aprender idiomas diferentes, elas também podem ser expostas a outras literaturas, o que trabalha para fixar o gosto pela leitura e levar a fantasia para além dos limites do conhecido.
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