top of page
Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Universidade na Alemanha, veja como funciona e como aplicar

Já pensou em fazer uma universidade na Alemanha? E que tal poder estudar de graça? Sim, isso é possível, entenda como neste artigo.

A Alemanha é um país reconhecido mundialmente pela sua educação de qualidade. O sistema de educação superior público alemão possui mais de 18 mil opções de cursos, e é indicado até mesmo para alunos que buscam cursos específicos que dificilmente podem ser encontrados em determinados destinos. O país oferece excelente estrutura ao estudante internacional e tudo funciona rigorosamente bem: transporte, segurança, organização Apesar de no passado muitos citarem a “frieza” do povo alemão, o que vemos com muita frequência é exatamente o contrário. Nossos intercambistas voltam encantados com a receptividade, educação e apoio do povo alemão.

O país oferece cursos universitários gratuitos para alunos internacionais, que tenham o nível C1 de alemão. Mas se você ainda não tem, pode ficar tranquilo(a) que temos a solução.


Programa University Pathway (UPP)

O Programa University Pathway (UPP) é ideal para alunos que procuram aprender alemão para prosseguir estudos de graduação ou pós-graduação no sistema de educação pública da Alemanha. Os estudantes deste curso têm normalmente mais de 18 anos e não há limite máximo de idade. Geralmente, este programa tem a duração de 44 a 48 semanas, mas vai depender do nível de idioma.

O aluno não precisa ter conhecimentos prévios da língua, porém recomendamos que para o melhor aprendizado ele inicie seu curso com uma base do idioma, o recomendável seria o aluno com um nível básico para adentrar o curso.


Studienkolleg

Se você acabou de terminar o ensino médio aqui no Brasil e ainda não ingressou em uma universidade, terá que fazer o Studienkolleg. Como um curso preparatório, este é o caminho para quem não está no ensino superior no Brasil poder estudar na Alemanha. As universidades oferecem cotas de vagas para o programa, dando mais chances para quem participa. Normalmente este programa tem 1 ano de duração.

Aprovado no programa, o estudante recebe o Hochschulzugangsberechtigung (HZB), a permissão para acessar o Ensino Superior na Alemanha, sem ter concluído o ensino em uma escola alemã. Mas se você já cursou, pelo menos, 1 ano de graduação, não precisa fazer o Studienkolleg!

Portanto, o aluno tem dois caminhos:

  1. Aluno do ensino médio -> 44 semanas de UPP -> 1 ano de Studienkolleg -> Graduação de 3 anos -> extensão de visto 18 meses

  2. Aluno da graduação (pelo menos 1 ano) -> 48 semanas de UPP -> Graduação de 3 anos -> Extensão de visto 18 meses

Enquanto o aluno está estudando, seja o UPP, o Studienkolleg, ou a graduação, ele pode trabalhar por meio período, para não atrapalhar os estudos. E depois que se graduar, recebe um visto de trabalho integral com a validade de 18 meses. Demais, né?


Saiba mais sobre este programa no vídeo abaixo:

Mais vantagens

Precisa de mais benefícios? Então olha só isso:

  • Menor taxa de desemprego entre jovens da Europa

  • Facilidade do visto

  • Facilidade de imigração

  • Suporte individualizado na Alemanha por todo o processo

  • Suporte para inscrição nas universidades públicas (até 5)

  • Ter um grande diferencial para concorrer a vagas, a nível mundial, nas maiores empresas da Alemanha, que influenciam muito o país e a economia do mundo: Buyer, VW, BMW, Audi, Allianz, Lufthansa, SAP, Adidas, ThyssenKrupp, Basf, Henkel, Daimler, Continental, Siemens, Evonik, Covestro.

Está esperando o que para transformar a sua carreira em um grande sucesso? Venha conversar com um especialista ETC e saiba mais sobre este programa incrível. É só clicar aqui.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page