Fundo vermelho

Blog

Blog_edited.png

Como se destacar no mercado de trabalho?

Sabia que existem algumas habilidades que fazem você se destacar na hora de conseguir um emprego ou uma promoção? Essas habilidades se chamam soft skills e são elas que vão fazer você ter aquele toque especial diante dos olhos dos recrutadores.


A importância de Soft Skills no ambiente corporativo

No mundo corporativo, muito tem se debatido sobre as qualidades que fazem um bom profissional. Em principal, se coloca em pauta a diferença entre Hard Skills e Soft Skills e como cada habilidade pode ser utilizada no ambiente de trabalho.

Algumas décadas atrás, era lugar-comum acreditar que o profissional mais preparado seria aquele formado nas melhores faculdades, que saiba falar o maior número de línguas e que tenha um extenso portfólio de cursos. Ao avaliar um profissional, portanto, somente as suas Hard Skills eram colocadas em jogo.

Hoje em dia, porém, empresas ao redor do mundo inteiro reconhecem a importância não apenas de qualidades técnicas. Cada vez mais, também valorizam as características ligadas ao espectro subjetivo do indivíduo.


O que são Soft Skills?

Soft Skills são habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e à forma com que nos expressamos emocionalmente. Por isso, influenciam como trabalhamos e interagimos com outras pessoas.

Elas geralmente aparecem no formato de características que remetem à personalidade, mas também se pode incluir a capacidade de trabalhar sob pressão ou se adaptar a mudanças. Hoje, as mais buscadas pelos recrutadores são: criatividade, colaboração, capacidade de adaptação, gestão de tempo, mindfulness, inteligência emocional, empatia, transparência e espírito empreendedor.


E o que isso tem a ver com intercâmbio?

Tudo! Durante o intercâmbio você vai abrir sua mente de uma forma que não vai fechar novamente. São tantas coisas diferentes que você vai ver e vivenciar que essas habilidades interpessoais vão aparecer com facilidade. Desde o momento em que você escolhe fazer um intercâmbio já está desenvolvendo tais características, e viver este período no exterior vai aumentar ainda mais essas habilidades.




Quer tirar o sonho do papel? Clique aqui que um especialista ETC te ajuda!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo